Não procure seguir os passos dos homens sábios da antiguidade. Procure o que eles procuravam.

Você acredita no sobrenatural?

"Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria."

Salmos 51:6

Tecido da Realidade e Planos


      Para compreendermos a respeito do mundo sobrenatural e das divindades que habitam esse mundo, como deuses, anjos e demônios, devemos primeiro entender um conceito de algo muito importante que é o que chamamos de Tecido da Realidade:

      O Tecido da Realidade é formado pela consciência coletiva da humanidade. É uma defesa inconsciente dos homens a tudo aquilo ao qual não podem compreender, e tampouco afrontar. Ele nasceu quando o primeiro terreno, Adão, tomou razão de quem era, e passou a questionar a natureza do universo palpável.
     Desde então, as pessoas vêm criando explicações lógicas para tudo o que vêem, costurando uma membrana psíquica entre aquilo que consideram real e o que julgam onírico. E essa força humana é tão exuberante que foi mesmo capaz de dividir o espaço, e segmentar as duas realidades distintas, o Mundo Físico e Espiritual.

      Qualquer efeito místico produzido na realidade mundana é dragado dos planos além. A energia dos encantos dos magos provém de sua alma humana, que reside no Plano Astral. Assim, os feitiços devem atravessar a película para serem lançados no Mundo Físico. Quanto mais grosso o Tecido, mais difícil é a mágica. Antes do Dilúvio o Tecido era muito mais fino, aliviando o ofício dos bruxos. Hoje, só os humanos mais dotados podem manipular as forças incríveis.

     Então, baseado nisso, podemos resumir basicamente o conceito do Tecido da Realidade, como:

“uma membrana mística que separa o Mundo Físico do Espiritual. Sua camada mais rasa e adjacente é o plano astral. Acredita-se que o tecido da realidade seja formado pela consciência coletiva dos seres humanos e represente uma defesa inconsciente dos homens contra os efeitos místicos e inexplicáveis que os ameaçam e desafiam sua compreensão.”

     Como já dito anteriormente o Tecido da realidade é dividido em dois mundo: o Físico e o Espiritual.

Mundo Físico:

     O Mundo Físico, também chamado de Plano Material, é o nosso mundo, o mundo dos seres vivos e das coisas mundanas. O mundo que compreende a Terra e o universo ao seu redor, onde vivem os humanos encarnados.

Mundo Espiritual:

     O Mundo Espiritual é tudo aquilo que está além do Tecido da Realidade. É um espelho do Mundo Físico, com diversas passagens e túneis para outros inúmeros reinos dimensionais, tais como o Céu e o Inferno.
     No Mundo Espiritual, há muitas camadas sobrepostas, compreendendo uma infinidade de planos de existência que refletem o Plano Material, e dentre esses planos os mais importantes e acessíveis são o Plano Astral e o Plano Etéreo.

     Agora que entendemos o conceito do Tecido da Realidade e a distinção entre os mundos que este divide, vamos aprender um pouco mais a respeito dos principais planos existente no Mundo Espiritual...

Plano Astral

     Também chamado de Mundo Sem Cor, o Astral, a primeira camada e a mais rasa, se conecta ao Mundo Físico pelo Tecido da Realidade. É o reflexo, puro e simples, do Plano Material. É por onde caminham as almas sem rumo, chamadas também de fantasmas, que ainda têm assuntos pendentes junto aos vivos, e que insistem em não aceitar o fato de estarem mortas.
     No Plano Astral, as cores resumem-se ao preto e branco; não há gravidade, e assim os viajantes podem se mover em todas as direções, e atravessar objetos do mundo palpável como se eles fossem apenas espectros de luz, projetados na parede por feixes de holofote. É para esse plano que vão os viajantes astrais (pessoas com o dom de realizar a projeção astral).

Plano Etéreo

     Para entendermos esse plano vamos primeiro entender as criaturas que habitam nele, os espíritos etéreos:

     Antigamente, nos primórdios da humanidade, muitas aldeias não reconheciam a existência de um único Deus, e veneravam suas próprias divindades locais. Essas divindades nada mais eram do que espíritos de grandes heróis, que adorados após a morte se tornaram entidades poderosas, crescendo com a energia das preces de seus dedicados fiéis. De maneira a permanecer em contato com o seu séqüito de adoradores, essas entidades preferiam não seguir para o Paraíso, mas permanecer na camada mais profunda do Mundo Espiritual, o chamado Plano Etéreo – daí chamá-las de espíritos etéreos. Os espíritos etéreos, reconhecidos como deuses verdadeiros até a propagação do cristianismo, foram mais tarde denominados deuses pagãos (ou muitas vezes, apenas, como seres parte da cultura ou folclore de uma região), pelos homens mortais.

     Enfim, vamos a definição de Plano Etéreo:

     A camada mais profunda do Mundo Espiritual, o Plano Etéreo, está separada do Plano Astral por uma membrana semelhante ao Tecido da Realidade, chamada de Membrana Etérea. Esse é o lar dos poderosos espíritos desencarnados e dos deuses pagãos.
     Embora a geografia do Etéreo seja a mesma que a do Mundo Físico, as construções e objetos feitos pelo homem não encontram reflexo por lá. Na verdade, as entidades que habitam o Etéreo ergueram suas próprias civilizações além das fronteiras da realidade humana. Por essa razão, as cidades, torres e palácios existentes nessa camada não são vistos ou percebidos pelos mortais, à exceção de magos ou sacerdotes dotados de poderes para isso.
     É no Plano Etéreo que fica a famosa ilha mística de Avalon, venerada pelos povos celtas, e que por isso era avistada apenas por algumas pessoas, quando a Membrana Etérea afinava e a conexão com o Mundo Espiritual permitia a sua observação. O templo dos deuses localizado no topo do Monte Olimpo, na Grécia, é igualmente uma construção etérea.

Outros Planos

     Além do Astral e do Etéreo há outros planos sobrepostos ao Físico, porém menos conhecidos e visitados, e de mais difícil acesso. Alguns são curiosos, como o Mundo dos Sonhos; outros enigmáticos como a Dimensão dos Espelhos; e há também aqueles perigosos e sinistros, como o Plano das Sombras.



Extra:

Avatares

     A maioria das entidades astrais e etéreas são seres dotados de luz ou trevas, cujas formas verdadeiras só podem ser percebidas no Mundo Espiritual, ou através de rituais mágicos complicadíssimos, executados por bruxas e feiticeiros. No Mundo Espiritual, por exemplo, os anjos, em geral, são muito parecidos com os seres humanos, já a grande maioria dos demônios reflete no corpo espiritual a corrupção do coração. São a imagem da decadência, e suas formas verdadeiras são quase sempre distorcidas e monstruosas. Porém tais entidades são capazes de se materializar no Mundo Físico. Para isso, formam um avatar, um invólucro carnal com o qual agem através do Tecido.
     Os avatares são dotados de órgãos humanos, ossos, carne e sangue, mas não necessitam de alimentação, e são idênticos à estrutura corporal humana, não importa qual seja a forma espiritual daqueles que a controlam. A aparência exata é definida pela entidade, que normalmente escolhe a forma que mais lhe convém. Anjos, por exemplo, preferem avatares fortes e resistentes, ao passo que demônios negociadores e trapaceiros costumam adotar um semblante mais carismático, de moças bonitas, velhinhos simpáticos ou crianças adoráveis.
     Todavia, essa materialização no nosso mundo, gasta bastante energia desses seres, sem contar que é um processo extremamente cansativo e doloroso e quando uma entidade retorna ao Mundo Espiritual, o avatar se dispersa no tecido da realidade, sumindo do universo palpável.

Santuários

     Um santuário é, por definição, uma área atada no Mundo Físico onde o Tecido da Realidade é muito fino, quase nulo. A suavidade da membrana, em um santuário, permite que ela se rasgue mais facilmente, e o resultado prático disso é que os efeitos sobrenaturais, no ponto afetado, são produzidos com muito mais eficácia. Há muitas maneiras de criar um santuário. Cada tradição mágica, seita ou religião tem os próprios métodos para isso, valendo-se principalmente de objetos místicos e fórmulas mágicas para remodelar o Tecido.
     Há situações, mais raras, em que os santuários são criados sem nenhuma intervenção humana. Isso ocorre com frequência em locais onde santos ou personagens lendários são mortos, ou onde entidades místicas fazem aparições ocasionais.
     O tamanho de um santuário é variável. Eles podem ser tão pequenos quanto camarinhas ou tão grandes quanto florestas. Diferentemente do que muitos pensam, esses locais místicos, contudo, podem ser maculados. Há meios intencionais para isso, como a utilização de feitiços profanos, mas a maneira mais comum é a simples banalização do lugar. Uma catedral que é demolida e transformada em praça pública, e cuja importância é totalmente esquecida, logo volta ao patamar inicial, e o Tecido reverte à consistência normal.

Nota: Existem locais onde a membrana do Tecido da Realidade é muito fina, mas não ao ponto de serem considerados santuários, exemplo disso são os cemitérios, onde jazem o corpo material dos humanos. Por esse motivo é mais fácil você ver fantasmas, espectros e interagir com o sobrenatural em um cemitério do que em uma escola (onde a membrana é mais densa), por exemplo.


Recomenda-se a leitura dos posts:


21 comentários:

  1. Dimensão dos espelhos?
    Pode explicar melhor?

    ResponderExcluir
  2. Como eu falei no post, é uma dimensão bastante enigmática e até certo ponto complexa que não pode ser explicada em um simples comentário. Mas o que eu posso dizer que é uma dimensão que na maioria das vezes só pode ser vista pelos humanos em projeção astral. Também diz-se que o único portal acessível para Dimensão dos espelhos se localiza no Plano Astral, e tal portal é aberto quando dois espelhos são postos um na frente do outro para que eles se reflitam infinitamente, sendo assim, quem passar no meio desses espelhos (no Plano Astral) será levado a tal dimensão.

    Nota: Os dois espelhos são postos um na frente do outro no Plano Material, todavia o portal só é aberto no Plano Astral, então para que humano chegue a tal dimensão ele necessita primeiro realizar uma projeção astral.

    Nota²: Essa dimensão é bastante citada no nosso mundo, como na lenda de Bloody Mary, o mito de que as Bruxas conversam com alguém que vive dentro dos espelhos, etc.

    ResponderExcluir
  3. Como não achei outro local para perguntar isso eu irei perguntar aqui mesmo mas é só por questão de curiosidade: Você já ouviu falar na historia dos mestiços? Se já, você acredita nela?

    E outra coisa sobre o post dessa vez: Esse plano das sombras você poderia explicar melhor?

    ResponderExcluir
  4. Os avatares tem alguma habilidade especifica?

    ResponderExcluir
  5. Depende de que tipo mestiços você está se referindo, os Neflins, por exemplo, são mestiços entre anjos e humanos.
    Quanto ao Plano das Sombras, é como eu falei mais acima, esses outros planos, são de uma difícil compreensão e não dá para explicá-los em um comentário. Mas o básico de se saber é que essa camada mais distante do Mundo Espiritual é moradia de sombras e espectros, e é muito utilizado por magos e feiticeiros negros, que se bem treinados, podem chegar a matar uma pessoa ou alterar qualquer coisa no Plano Material, valendo-se apenas das sombras.

    ResponderExcluir
  6. A habilidades dos avatares dependem do ser a que eles pertencem. Enquanto anjos, podem sentir emoções, usar telepatia e expulsar demônios, os elfos podem invocar elementos naturais e controlar animais e os demônios criar ilusões e se teletransportar . Existem também habilidades características da maioria dos avatares como sentidos aguçados, força, reflexos rápidos etc.

    ResponderExcluir
  7. Tem alguma relação entre esse tecido e dia das bruxas?

    ResponderExcluir
  8. Sim. O Dia das Bruxas, é o dia do ano em que a membrana do Tecido da Realidade se torna muito fina, facilitando, assim, a interação entre o Mundo Físico e o Espiritual.

    ResponderExcluir
  9. Não estou me referindo aos Neflins mas sim aos filhos de 2 humanos que são "metade humanos metade demonios" ou "metade humanos e metade anjos" você sabe de alguma historia assim?

    ResponderExcluir
  10. Realmente nunca ouvi falar de um filho de dois humanos que sejam mestiços, pois para que ocorra a miscigenação é preciso a união de pais de raças diferentes. E os únicos seres "metade humanos e metade anjos" são os Neflins.

    ResponderExcluir
  11. Bom isso ai foi uma historia que eu ouvi....dizem também que na verdade esses "mestiços" são escolhidos e nascem próximos um do outro e são destinados a se encontrar...

    ResponderExcluir
  12. Pode ser apenas história, pois nunca ouvi nada a respeito de tais seres, mas vou fazer uma pesquisa e falar com alguns conatos e caso encontre algo concreto e consistente eu posto aqui.

    ResponderExcluir
  13. Olha eu sei que não é o post certo para comentar mas assim ficaria mais fácil para nossa visualização do comentário: Você sabe o significado do simbolo de um triangulo com um circulo dentro?

    ResponderExcluir
  14. O triângulo em si tem diversos significados no mundo oculto. Ele representa desde a Santíssima Trindade até o passado, presente e futuro. Porém, quando usado com um círculo em seu interior representa um local de manifestação finita, ou seja, ele é usado em rituais para invocar espíritos quando o selo ou sinal da entidade a ser invocada está no centro (círculo) do triângulo, prendendo tal espírito para que este não ataque o invocador durante o ritual.

    Se você quiser um exemplo prático visite o post Esperits dels Segells e veja que na preparação do ritual de Ain Sofh nós utilizamos o Triângulo de Manifestão, que nada mais é do que um “triângulo com um círculo dentro”.

    Enfim, espero ter sido o mais claro possível, mas se não tiver sanado sua dúvida, por completo, não hesite em perguntar.

    Nota: entende-se por "espíritos" qualquer entidade a ser invocada durante rituais.

    ResponderExcluir
  15. Há como ter avatares de humanos nos demais planos assim como demônios e anjos tem no nosso? E uma coisa, você postou em alguns outros posts nomes e características de alguns demônios, por acaso você postará algum com nome de anjos? Por acaso já ouviu falar de um anjo chamado Monushia?

    ResponderExcluir
  16. Sem querer incomodar mas você não me respondeu ainda... Eu queria saber aquilo, mas pode responder quando puder.

    ResponderExcluir
  17. Olá, desculpe, mas eu lembro do seu comentário e também recordo-me de tê-lo respondido. Só não entendo o porquê de não está publicado aqui. Então vamos respondê-lo novamente.

    Não há como ter avatares humanos em outros planos, pelo simples motivo de possuirmos alma. A única maneira de um humano chegar aos outros planos é através do Plano Astral, pois é nele que existem passagens e portais para as demais dimensões do nosso universo.
    Em relação aos anjos, sim, irei fazer um post sobre eles semelhante aos posts Demônios e Demonologia. Todavia sem previsão de publicação, pois prefiro priorizar as criaturas que realmente precisam ser caçadas. E não ouvi falar de nenhum anjo denominado Manushia.

    Obrigado pela visita e, mais uma vez, perdão pelo constrangimento.

    ResponderExcluir
  18. Voce acha que caso o apocalipse comece esses planos podem de interligar,nosso plano com outros como Arcadia ???

    Neo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos crêem que o apocalipse seja o rompimento definitivo do Tecido da Realidade. Se isso realmente for verdade, haverá uma união entre os Planos, e não entre as dimensões.

      Nota: Arcádia não é plano, é dimensão.

      Excluir
  19. há alguma possíbilidade de um anjo entrar no corpo de um humano?

    ResponderExcluir

† Comentários com insultos, agravos, afrontas, ou qualquer coisa do gênero, não serão aceitos.

† Perguntas ou comentários sobre a vida pessoal do moderador do site não serão aceitos.

† Sempre que possível utilize a opção de “responder” se seu comentário for uma continuação ou tenha haver com algum comentário do blog, caso o contrário o mesmo será vetado.

† Comentários ou perguntas considerados desnecessários não serão aceitos.

† Se não encontrou um post específico para comentar sobre um determinado assunto, sinta-se a vontade para comentar em qualquer outro post do blog.

† É interessante ler os outros comentários do blog, pois assim você aprende mais e evita comentários repetidos.