Não procure seguir os passos dos homens sábios da antiguidade. Procure o que eles procuravam.

Você acredita no sobrenatural?

"Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria."

Salmos 51:6

Magos

      Os magos são reais e não apenas personagens imaginários das mentes de contadores de histórias como T. H. White, J. R. R. Tolkien e, mais recentemente, J. K. Rowling. Fato é que os magos têm estado por aí há séculos. Na Bíblia, no Capítulo 19 de Isaías, eles são chamados de "feiticeiros", e você pode encontrá-los também nos poemas de John Milton, que mencionam "magos com estrelas reluzentes... exalando doces odores".
     Magos são seres humanos, que possuem habilidades superiores aos seres humanos normais como vasta inteligência, domínio de plantas e ervas medicinais, e conhecimento de várias substâncias químicas, astrologia e física, além do principal: controlar tudo ligado a natureza. Geralmente um mago exerce um melhor domínio sobre um elemento específico, onde os principais são: fogo, água, terra e ar. Porém existem os que dominam melhor os metais, os animais e etc. Mas vale lembrar que um mago dominante da água, por exemplo, pode muito bem com o tempo e muito treino passar a ter perícia sobre outros elementos.


Merlin por natureza é um mago
controlador do elemento AR.

Nascendo Mago

     A vida dos magos é repleta de mistérios desde seu nascimento, uma vez que, não são gerados a partir de humanos comuns e sim de um relacionamento de um ser humano com uma fada ou elfo.
     A raridade de magos verdadeiros se dá pelo fato de que quando uma ninfa (avatar da fada) engravida de um humano ou uma mulher engravida de um elfo, o bebê gerado a partir dessa concepção raramente chega a nascer e a maioria quando nasce morre em poucas horas sufocado pela energia psíquica exercida pelo Tecido da Realidade, devido ao fato de que nos dias de hoje a membrana de tal tecido é muito mais densa do que na época de Merlin, por exemplo, onde se era mais fácil uma criança mago sobreviver.
     Os poderes dos magos podem aparecer desde o nascimento, ou quando são aprendidos já em idade mais elevada, depois de desenvolvidos, os poderes podem ser usados com mais facilidade e controle.
     Geralmente, a partir da puberdade, entre os 14 e os 18 anos, o mago começa a ter sonhos relacionados com sua origem mística, que vão se tornando cada vez mais realistas e vívidos até que todos os principais pensamentos sobre o Reino das Fadas surgem e aí começam os problemas. Muitos não acreditam em suas memórias, julgando-se loucos ou atormentados por maus espíritos. E na maioria das vezes, é nessa época aonde os poderes chegam a seu ápice e saem do controle causando diversos acidentes indesejáveis. Existem também casos raríssimos onde os magos podem passar sua vida inteira sem desconfiar da verdade e até morrer sem conhecer sua verdadeira natureza.

Reconhecendo um mago

Como as pessoas costumam ligar a imagem
dos magos a Merlin, eles geralmente são
vistos como velhos sábios, portando cajados,
vestindo robes ou túnicas e, às vezes, usando
chapéu, o que não é verdade, já que, 
fisicamente, são pessoas com
nenhuma diferença das demais.

     Do ponto de vista fisiológico ou morfológico, não existe nenhuma maneira de se diferenciar um humano normal de um mago. Eles são humanos em todos os aspectos possíveis e imaginários e não há ritual capaz de detectar um mago.
     A única maneira de se reconhecer um deles é através de suas memórias sobre o Reino das Fadas (mas nada impede alguém de fingir essas memórias), suas ações ou referências e ainda o principal: seus poderes ocultos e muitas vezes involuntários quando não controlados.

Merlin

Merlin ante o carvalho que guarda seu esírito

     Não se tem como falar de mago e não citar o maior de todos os tempos: Merlin.
     Merlin era o filho bastardo da princesa real de Dyfed. Porém, o rei, pai da princesa, não é encontrado nas genealogias tradicionais deste reino e provavelmente era um sub-rei da região que limita Ceredigion.
     Uma grande evidência de que Merlin era um realmente um mago e não um feiticeiro é o fato de que se você procurar na genealogia do mesmo, você não encontrará nenhum vestígio de seu pai. Porém, os inimigos de Merlin diziam que o pai dele era um Incubus, o que não é verdade, pois como a mãe dele era humana seu pai deveria ser um elfo.
     As pessoas suspeitavam que a criança "diabólica" (Merlin) veio para ser um contra peso à boa influência que Jesus Cristo teve na terra. Merlin, felizmente, foi batizado cedo em vida, e é contado que este evento negou o mal na natureza dele, mas os poderes do “lado esquerdo” ficaram intactos.
     Merlin se tornou o maior mago de todos os tempos, pois este era um mago controlador do ar, mas conseguiu desenvolver seus poderes ao extremo, ao ponto de controlar todos os elementos e tudo ligado a natureza, além de dominar espíritos menores, prever o futuro e etc.
     Entretanto, muito mais coisas são conhecidas sobre o menino mago Merlin, que cresceu para ser, provavelmente, o fazedor de magias mais famoso da história. Os fatos sobre a vida de Merlin são, é verdade, envoltos em mistério, mas acredita-se que ele cresceu em Carmarthen, estudando magia com um sábio famoso. Foi em Gales que Merlin começou a ganhar a reputação de profeta, quando vaticinou a chegada do rei Arthur. Ele também ofereceu orientação ao rei galés, Gwrtheyrn, quando o monarca tentava construir um castelo em Dinas.
     O interessante sobre Merlin é que ele se tornou um mago tão poderoso que conseguiu estender sua vida até a eternidade prendendo sua alma em um carvalho. Não é a toa que o nome druida significa “aquele (a) que tem o conhecimento do carvalho” ou “adorador do carvalho”.

Magos x Feiticeiros

Um mago à direita e um feiticeiro á esquerda.
       Muitas pessoas costumam cometer o equivoco de confundir magos com feiticeiros e até mesmo dizer que ambos são sinônimos, mas na realidade isso não é verdade. Mago desde seu nascimento é capaz de fazer magia por ter uma essência mística em seu sangue, enquanto os feiticeiros são pessoas comuns que costumam dedicar sua vida ao estudo do ocultismo para aprender a realizar feitiços. Todavia a real diferença entre magos e feiticeiros é que os feiticeiros são dependentes de livros, conjurações e de suas armas para lançar feitiços, já os magos não.

O Mago do Fogo

     Na década de 80 um caso se tornou bastante comentado entre os caçadores. Tratava-se de um menino mago, de apenas 13 anos, que estava começando a desenvolver seus poderes, o menino era um mago dominante do fogo, e não estava tendo controle sobre seus dons sobrenaturais. O caso intrigou vários médicos, cientistas especialistas renomados da época, pois inexplicavelmente as coisas ante o menino entravam em estado de combustão. 
     Abaixo está disponível para download o scanner de uma página do jornal o Globo de 1987 com uma explicação detalhada do caso na visão dos especialistas da época.

Clique na imagem para download

Dica: Para melhor leitura do conteúdo é necessária a ampliação da imagem.

     Podemos perceber que no caso acima o garoto não exerce nenhum controle sobre seus poderes, o que é um perigo tanto para ele quanto para o meio onde ele vive. Sendo nós caçadores, não devemos caçá-los, até porque são seres humanos, e sim auxiliá-los a encontrar o que chamamos de Sociedade Secreta dos Magos, um local onde os magos verdadeiros se reúnem com intuito de protegerem-se e ajudar os que como Sasha, não tem ciência sobre sua natureza e não sabem controlar seus poderes. Com intuito de resguardar os membros e a identidade dos mesmos, esse local só pode ser acessado por magos verdadeiros e para isso eles criaram um mapa que só pode ser lido e interpretado por magos autênticos. O mapa é o demonstrado abaixo:

Nos casos como o de Sasha, nós como caçadores 
devemos apenas entregar essas coordenadas 
ao até então inexperiente mago, para que este 
encontre o local da sociedade a qual pertence. 
Mesmo não estando ciente de sua natureza, 
o mago saberá decifrar o mapa.

  
Notas finais:

† Xamã é um tipo especial de mago que por um motivo desconhecido possui o dom de controlar APENAS espíritos e ver o futuro.

† Os magos são fisicamente muito fracos.


†  Assim como entre magos e feiticeiros , muitas pessoas criam bastante confusão entre mago e magista, pensando, erroneamente, que ambos referem-se a mesma coisa. Como já foi dito aqui no post, magos são filhos de seres humanos com elfos ou fadas, já os magistas são praticantes de magia. 

53 comentários:

  1. O garoto dessa reportagem pode ser um mago ou algo do tipo?

    http://noticias.uol.com.br/tabloide/tabloideanas/2011/07/07/garoto-ima-atrai-metais-e-vira-atracao-em-mossoro-rn.jhtm

    Os médicos ainda não descobriram porque isso acontece com ele.

    ResponderExcluir
  2. Pode ser que sim, mas ainda é cedo pra informar. Precisa-se de mais provas. A única certeza que podemos ter é que algo anormal acontece no corpo desse garoto.

    ResponderExcluir
  3. Você conheceu algum mago? Qual era o elemento dele?

    ResponderExcluir
  4. Sim, como ainda o conheço até hoje! Ele exerce domínio sobre as plantas.

    ResponderExcluir
  5. Necromantes existem? se existirem, são feiticeiros? se quizer falar um pouco sobre eles..

    ResponderExcluir
  6. Sim, existem e são feiticeiros.
    A verdadeira necromancia é na realidade uma vertente do voodooismo que se relaciona com a invocação dos mortos. Hoje em dia é uma prática bastante utilizada nos Tabuleiros Ouija e na interpretação do sangue de alguém morto.

    OBS: Aqui é um blog dedicado exclusivamente a caçadores. O ideal é que você busque informações em um sítio relacionado especificamente a esse tipo de tema para encontrar respostas mais concretas e exatas.

    ResponderExcluir
  7. você poderia passar alguma fonte onde pessoas que não tem conhecimento sobre feitiços podesse estuda-los? onde podem ser encontrados..

    ResponderExcluir
  8. olá,bela observação sobre o mago.Eu sou um mago não iniciado,ainda não consigo mexer com elementos ou elementais,mais em pouco meses sim.
    ainda estou no começo dos exercicios.para aqueles que querem si iniciar na magia ,meu orkut: vtrburgos1@gmail.com

    paz a todos!!

    ResponderExcluir
  9. Depende do tipo de magia que você quer estudar, mas como você é um iniciante eu aconselho começar pelas leituras dos livros: Grimorium Verum, O Grimório Secreto de Turiel, Libellus Magicus e Arbatel de Magia Veterum.

    ResponderExcluir
  10. E a Magia Teúrgica ? Qualquer pessoa pode se iniciar ?

    ResponderExcluir
  11. Como faço para orar em espírito???

    ResponderExcluir
  12. Quando tirava guarda as 04:00h da manhã , juntamente com um colega de serviço. Nós dois ouvimos uma voz vindo do nada que disse assim : "PARABÉNNNNSSS" bem baixinho mas conseguimos ouvir. Quem era o dono da voz? de onde teria saido aquela voz. Isso faz uns 12 anos atrás que aconteceu e nunca mais ouvi a voz e esse colega que ouviu esta com diabetes e ficou cego por causa da doença.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela resposta, vou procurar esses livros mas nao deve ser faceis de achar, nao é?
    Após começar ler e entender melhor magia, venho aqui contar minha experiencia

    O blog esta muito bom e voce sempre responde com clareza !

    ResponderExcluir
  14. Resposta ao comentário feito em 05/01/2012 23:22:00

    Meu conhecimento é muito limitado quando se trata de magia teúrgica, a única coisa que posso informar é que diferente dos outros ramos da magia, na teurgia o magista não invoca as entidades até ele, e sim o leva até tais entidades. Eu recomendo a leitura do Oráculo Caldeu para aprofundar seus conhecimentos nessa arte.

    ------------------------------------------------

    Resposta ao comentário feito em 05/01/2012 23:27:00

    Essa é uma questão bastante indagada em debates cristãos e infelizmente ninguém conseguiu respondê-la com fiúza, uma vez que a Bíblia a cita poucas vezes e de forma não clara e a mesma pode ter diversas interpretações dependentes do ponto-de-vista de cada um.

    ------------------------------------------------

    Resposta ao comentário feito em 05/01/2012 23:34:00

    Provavelmente vocês foram vítimas da astúcia de um demônio ou espírito desencarnado. É mais fácil ter sido algum demônio menor, já que conseguiu interferir na saúde de seu amigo. Tente buscar referências ocultas no passado do seu colega!

    ------------------------------------------------

    Resposta ao comentário feito em 06/01/2012 01:40:00


    Realmente são livros raríssimos, mas pra quem quer adentrar no mundo oculto vale apena cada sacrifício feito para obtê-los. Abaixo está a parte de uma resposta que deixei em outro comentário, que também lhes é útil.

    “São livros extremamente raros que não estão disponíveis a venda em qualquer lugar, pois quem os tem ou herdou de família ou conseguiu um exemplar original com muito sacrifício e obviamente não vai querer abrir mão de seu “tesouro”. O que eu quero dizer é que você pode encontrar facilmente cópias que não são nem um pouco fiéis aos originais e possuem conteúdos insuficientes e alterados. Você também não encontrará os livros originais para dowload. Enfim, eu disse tudo isso para lhe alertar sobre os charlatões que querem se aproveitar de pessoas leigas para vender livros falsos por preços assombrosos.”

    Vale também ressaltar que os donos desses livros o guardam a “sete chaves”, pois as informações contidas neles podem causar grandes estragos caso venham a cair em mãos erradas.

    Fico gratificado com sua avaliação ao blog.

    ResponderExcluir
  15. posso ter conhecimento de magia "branca". sem me envolver com magia negra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tecnicamente não existe “magia negra” e “magia branca”. A magia é única e singular, podendo tanto ser usada para o mal quanto para o bem. Quando é utilizada para prejudicar as pessoas, como em um ritual demoníaco, por exemplo, recebe o título de Magia Negra, já quando é utilizada para fazer o bem, recebe o título de “Magia Branca”. Lembre-se que a magia é uma só, o que a define é a forma e a finalidade com que é utilizada.

      P.S Para muitos, também existe a Magia Neutra, que é aquela, geralmente usada em benefício próprio, mas que não traz prejuízos às pessoas nem ao ambiente em geral.

      Excluir
    2. mais a magia que e usada para o bem, necessita de sacrificios de seres vivos em geral? e sem se envolver com a besta

      Excluir
    3. Vou repetir: a magia é uma só. A magia que é usada para o bem pode também ser usada para o mal!
      Se você realizar algo que envolva sacrifícios vitais provavelmente será com alguma intenção maligna.
      A chamada Magia Branca só tem a intenção de realizar o bem, então o magista que está a realizá-la obviamente não irá querer realizar um sacrifício.

      Excluir
  16. realmente e dificil achar livros deste porte.
    tem conhecimento de como se encontra um mago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas a quais livros você se refere?

      Não, os magos, como dito no post, fisicamente, são pessoas comuns e não existe um controle da "população maga" para que saiba onde e como encontrá-los. No decorrer da sua vida como caçador você com certeza se deparará com um ou mais deles, que por sinal podem ser ótimos caçadores.

      Excluir
  17. livros antigos de alta magia, livros que precisarei para meu conhecimento na caça e ter um poder a mais em minha mente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo está o trecho de uma resposta minha dada a um comentário com uma pergunta semelhante à sua:

      "São livros extremamente raros que não estão disponíveis a venda em qualquer lugar, pois quem os tem ou herdou de família ou conseguiu um exemplar original com muito sacrifício e obviamente não vai querer abrir mão de seu 'tesouro'. O que eu quero dizer é que você pode encontrar facilmente cópias que não são nem um pouco fiéis aos originais e possuem conteúdos insuficientes e alterados. Você também não encontrará os livros originais disponíveis para download. Enfim, eu disse tudo isso para lhe alertar sobre os charlatões que querem se aproveitar de pessoas leigas para vender livros falsos por preços assombrosos."

      Excluir
  18. Sonhei com um mago negro chamado banebri, e o venci no meu sonho pq tinha poderes de um anjo... vc sabe algo sobre ele?
    tb me contaram no sonbho uma sobre um feitiço para abrir potais chamado aditus viuna... sabe algo sobre esse feitiço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio que exista nenhum mago chamado Banebri, nem nenhum ritual chamado Aditus Viana. Lembre-se que nem todos os sonhos são reveladores, a maioria é fruto da nossa imaginação aguçada.

      Excluir
  19. poderia postar algo sobre mantras, tipo clarovidencia, claroaudiencia, e etc. pois vi num livro noa lembro o nome, mais era ocultista, era de Samael aur. pois queria treinalos, mais queria saber se isso pode ter alguma consequencia. vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei um post que ensinará algo semelhante a clarividência.

      Excluir
    2. ei amigo, confia nos livros de samael aun weor?
      pois li alguns, creio que ele não tenho inventado nada, o problema é que vi muita gente criticando as gnoses dele.

      Excluir
    3. Confio. Tanto que coloquei alguns livros dele na seção de "Leio e recomendo".

      Excluir
  20. Olá...

    Esses dias tive um sonho, que parecia da época de 500 d.C.
    Eu estava preso em uma masmorra e consegui fugir, logo vieram muitas guardas armados com lanças e espadas, começei a correr e subir escadas para os andares superiores, quando cheguei no último andar, me vi a beira de um abismo, o topo do castelo, os guardas ( uns 20 homens ) estavam atras de mim do outro lado do terraço, quando murmurei: " posso ter ficado alguns anos preso, porém ainda sou um dos maiores magos que já existiram ", logo vi uma folha à uns 10 metros de mim e os homens a uns 25, encantei a folha e transformei-a em uma fenix com um movimento de braço e ataquei os guardas, virei para o penhasco e pulei. Todavia, nesta parte acordei do senhor com um leve ardor nas mãos, como se tivesse friccionado-as por alguns segundos.

    Se puderes me add no msn, agradeço, mandarei no próximo comentário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente foi apenas um sonho, pois os magos podem controlar os elementos da natureza, mas não possuem poder para criar, a partir deles, criaturas, nesse caso a fênix.

      Excluir
    2. na verdade, não criei a fenix, apenas dei formato ao fogo do papel, talvez para assustar os guardas.

      um abraço !

      Excluir
    3. Olá Lua Azul, esquecestes de responder sobre a fenix.
      Outra pergunta, seria possível se eu nacesse Mago em outra vida e reencarnasse humano e mantesse as lembranças e alguns restícios de magia na alma?
      Um rapaz, dizia ele estudando de necromancia, disse uma veez que eu talvez possuísse alma de um duende/gnomo.
      ps: vejo auras com facilidade e ja tive minha época de escutar espíritos, por volta dos 15 anos, hj, tenho quase 19.

      Excluir
    4. Não tem o que responder. Se você diz que encantou a Fênix quem sou eu para discordar?
      Não creio que exista reencarnação, pois para que uma alma retorne, ela necessita de um corpo vazio (sem alma), e como nenhum corpo nasce vazio... E mesmo que exista, não têm como você passar os poderes para outra vida, pois a magia do mago está em seu corpo (gerado através de uma concepção mágica entre um elfo ou fada e um humano) e não em sua alma!
      Esse rapaz só pode ser um charlatão, pois todos sabem que duendes ou gnomos não possuem alma. As únicas criaturas que possuem alma são os seres humanos e é isso que nos concede o livre arbítrio.

      Excluir
  21. sobre as cordenadas que devemos entregar ao mago inesperinte se encontrarmos algum. como poder ser feito essas cordenadas ? em papel mesmo?
    e qual os simbolismos na imagem, e escritas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser em papel, escrito ou impresso. O importante é entregar as coordenadas ao mago. A linguagem e símbolos no mapa são desconhecidos a qualquer um que não seja mago. Apenas os verdadeiros magos os entende.

      Excluir
  22. Visito o Blog todos os dias, muito bom. Continuem fazendo bons posts :D .Eu tenho um amigo que conheci em sites sobre o sobrenatural, ele fala que é um mago que nasceu com poderes naturalmente. Apesar de não ter visto ele nunca, ele ja meio que provou ser um mago. Apesar de não conseguir decifrar o mapa. Vocês acham que ele pode ser um mago de verdade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele não decifrou o mapa pode ter certeza de que não é um mago.
      Obrigado pela avaliação ao blog.

      Excluir
  23. E verdade que merlin ainda existe?se existe como ele ainda existe?o mago pode viver ate quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já citei no próprio post:

      “O interessante sobre Merlin é que ele se tornou um mago tão poderoso que conseguiu estender sua vida até a eternidade prendendo sua alma em um carvalho.”

      A longevidade de um mago é igual a de um ser humano comum.

      Excluir
    2. lua azul e possivel uma pessoal normal sem ser mago estender sua vida a eternidade realizando algum tipo de magia? e se existe essa magia?

      Excluir
    3. Existe um feitiço muito antigo que consiste em retirar a vitalidade das outras pessoas e utilizá-la para prolongar o próprio tempo de vida.

      Excluir
  24. um feiticeiro também pode controlar os elementos da natureza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A diferença é que o feiticeiro precisa de feitiços e/ou instrumentos mágicos para realizar este feito, já o mago não, pois este já nasceu com o dom de controlar elementos da natureza.

      Excluir
  25. Se um mago ja nace com poderes especiasis da natureza, então Paulo coelho é uma fraude? porquêconta no livros dele que no comesso ele não tinha nenhuma abilidade especial, apenas no decorrer de suas experiensias ele foi aprendendo a ser um mago.
    Tenho uma otra duvida.Existe algum livro expesificado para caçadore inisiantes?assim como existe livros expesificado para magos,feiticeiros,bruxas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode ser feiticeiro, mas mago ele realmente não é.
      Não existe livros com essa finalidade, pois além de nossa existência ser secreta, quem deseja iniciar nessa vida, sem possuir uma linhagem, deve trilhar seu próprio caminho árduo e solitário ou então buscar auxílio em algum CC.

      Excluir
  26. Meio estranho mas... Eu olhei o mapa e meio que, sei lá, ideias sem sentido começaram a vir em minha mente Ç.Ç passei mal e por ajuda de uma amiga não desmaiei Ç.Ç wtf? Ç.Ç tem relação com algo dissae? Ç.Ç

    ASS: R.I.Z.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já informado no post, apena os verdadeiros magos são capazes de decifrar o mapa, então se você for um com certeza conseguirá decifrar o enigma por si só.

      Excluir
  27. Eu pensei em uma soluçao para o mapa, como poderia entrar em contato com um mago para apenas relatar e ver se estou certo? Alias quem fez o mapa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, não existe isso de "Eu pensei em uma solução". Ou você realmente é um mago e decifra o segredo por trás do mapa, ou não é e não decifra.

      Excluir
  28. Eu posso me tornar um mago?

    ResponderExcluir
  29. desde os 12 anos tenho um certo controle com o vento e as vezes com o fogo( isso quando eu me concentro muito)gostaria de saber o que é isso,eu sei que não sou um mago pois os meus pais não são uma fada nem um elfo.por favor alguém pode me ajudar? eu conseguir ler o mapa será que eu posso ter algum ascendente que seja um mago(hoje tenho 20 anos)Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que você tem 100% de certeza de que não é um mago, o ideal é que se estabeleça uma investigação sobre seu caso para descobrirmos qual a origem do seu "poder".

      Excluir

† Comentários com insultos, agravos, afrontas, ou qualquer coisa do gênero, não serão aceitos.

† Perguntas ou comentários sobre a vida pessoal do moderador do site não serão aceitos.

† Sempre que possível utilize a opção de “responder” se seu comentário for uma continuação ou tenha haver com algum comentário do blog, caso o contrário o mesmo será vetado.

† Comentários ou perguntas considerados desnecessários não serão aceitos.

† Se não encontrou um post específico para comentar sobre um determinado assunto, sinta-se a vontade para comentar em qualquer outro post do blog.

† É interessante ler os outros comentários do blog, pois assim você aprende mais e evita comentários repetidos.